Qual plataforma melhor para o meu blog?

Vamos para o terceiro passo na criação do seu blog, e mais uma escolha super importante: Plataforma.

Isso significa o local onde você irá gerenciar seu layout, conteúdo e tudo mais. Ou seja, precisa ser uma ferramenta que você goste de utilizar, pra que ela seja útil pra você.

LAR_6316

Existem MUITAS plataformas diferentes, várias delas são gratuitas. E não há uma escolha ‘certa ou errada’. Vou dar um exemplo fácil: Na escolha da marca do seu celular, você pode optar pro preços, qualidade, sistema, e por aí vai. É mais ou menos nesse caminho, mas pra te adiantar, eu vou dar um resumo das principais característica de algumas.

BLOGGER:

Geralmente o preferidinho de todo iniciante (comecei assim também), justamente porque é bem intuitivo e fácil de entender. O serviço é da empresa Google. E oferece uma série de recursos avançados, personalizados manualmente mas principalmente na questão design/programação é bem limitado. Por isso, que tem a fama de “não tão profissional”. Além de que só faz upload de imagens de até 1024px, não dá para subir outros tipos de arquivos se não for vídeo/foto. Se precisar colocar algum outro arquivo, ele pode estar hospedado em outro servidor, mas se você não tiver controle deste servidor sua programação pode não funcionar.

Pra quem quer algo básico, é perfeito. Pra quem pretende algo mais elaborado… deixa a desejar.

Tumblr:

É “tipo blog”, isso porque tem foco maior em imagens (fotos,gifs) do que textos. É gratuito também, e super compreensível. No entanto é ainda mais limitado em personalização de design. A grande vantagem é a opção de seguir e reblogar outros blogs, parecido com twitter. A parte triste é que tem poucas ferramentas na sidebar, e ficar colocando links para outros sites é considerado spam.

plataformas blogs

Wix.com: 

É bem completo e bastante intuitivo. E é possível fazer um bom site utilizando a versão gratuita, mas é na versão premium que há uma quantidade maior de ferramentas de gerenciamento e personalização. Das plataformas que citei, essa é a única que eu não cheguei a usar para blog. No entanto tenho relato de conhecidos, que não se adaptaram, principalmente por questões de estatísticas de visitas.

WordPress:

A plataforma com preferência gigantesca, por exemplo, o Blog Um Palpite atualmente utiliza ela. Migrei pra ele porque ele oferece uma infinidade de recursos, e assim eu consigo controle completo não só do conteúdo, mas também das estatísticas de acesso, personalização avançada, suporte para widgets, comentários e por aí vai.  No começo o painel de controle parece “muita coisa”, mas hoje em dia, eu acho realmente tudo muito fácil. Parecido com dirigir. hehe

Olha o que encontrei na internet, acho que vou convencer vocês (WordPress me contrata pra publi, hehehe)

wp

Espero que esse resumo tenha ajudado nas sua dúvidas, e agora você já possa seguir em frente e começar. Ou pra quem está pensando em migrar de plataforma, pensar melhor.

Se você quer saber mais sobre cada plataforma, principalmente sobre o wordpress, pode falar comigo  para consultorias particulares. Basta enviar email para: umpalpite@gmail.com

Beijos e até próximo post.

BrunaScremin

Anúncios

7 comentários

  1. Sou muito suspeita pra falar, porque comecei o blog no Wix (odiei) e fui direto pro wordpress (amo). Na época que comecei o Wix ainda tava engatinhando e era realmente ruim.. Hoje já mudou muito e as pessoas gostam.
    Pra mim o wordpress é o melhor e deixa o site mais profissional. Tem uma infinidade de layouts e EU acho muito fácil de usar kkkkk o povo quase se mata aprendendo, mas tive facilidade, não sei porque!
    Post ótimo, Bru! Vai ajudar muita gentee 😉

    Curtir

    • Custo da migração vai depender se você precisará da ajuda profissional para a nova programação, e principalmente backup de tudo. Custo de manutenção no WP não tem, vai apenas depender de ti se quiser temas pagos, entre outras vantagens do premium.

      Espero ter ajudado Ana 😀

      Curtir

    • Olha eu me metendo aqui kkkkkk
      Ana, você pode começar migrando pro wordpress.com (que não tem custo e é só procurar tutoriais sobre migração no google) e depois que se adaptar, passa pro .org!

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s