Como planejar suas metas

[Desafio UP] Estamos no 4º post de Desafio, e o último sobre #DesafioUPSonhos 

Vamos pensar um pouco mais sobre metas? A diferença de ter uma simples ideia desejada, ou uma meta focada e inteligente. Chamada como Meta Smart.

Smart, em inglês, significa esperto. A ideia é que sejamos espertos na hora de sonhar e planejar nossas vidas também. Então, em partes, vamos aprender a ter metas S-M-A-R-T

smart

Specific / Específica

É normal, escutar pessoas falando assim:  “Este ano quero fazer uma pós-graduação”.

Ok, isso é ótimo, mas qual curso? Marketing? Finanças? Temas e assuntos eu garanto que não vão faltar. Aproveite e defina o tempo de duração do curso, a instituição, cidade ou até país!

Ainda não consegue pensar por onde começar a listar esses detalhes? Então divida em etapas menores: Pesquise universidades por custo de mensalidade acessíveis pra ti.

Mensurable / Mensurável

Aí aposto, que você em algum ano, também já disse: “Quero ganhar muito dinheiro este ano”.
Parabéns, quem é que não quer? Mas isso não é meta.

Meta é escrever quero ganhar X mil reais brutos este ano, quero poupar X ou quero comprar uma casa de até X mil reais, por exemplo. Isso é mensurar o que você deseja.

Attainable / Alcançável

Não adianta colocar algo muito acima de sua realidade que logo gera desânimo e desistência.  Imagine, que se até metade do ano, você não tiver caminhado nada ao que planeja, logo  não vai compensar o empenho.

É importante definir objetivos compatíveis com nossa realidade. Se o que você quer não faz parte de sua realidade, crie metas para chegar até lá.

Relevant / Relevante

A meta é ainda mais desafiante quando está ligada ao seu propósito de vida, a algo que o realiza, quando se faz uso dos seus dons singulares. Por isso que sonhos são tão importantes, e estão estritamente ligados quando se pensa em metas.

Procure traçar metas que o levem ao sentimento de realização. A sensação de meta cumprida paga todo e qualquer preço pelo caminho percorrido. Se não for relevante para sua vida, não te motivará.

Time-Based / Temporal

Toda meta deve ter um prazo para ser cumprida.
Exemplo: Quero mudar de emprego em 6 meses, ou ainda quero realizar um trabalho voluntário na igreja de meu bairro durante todo o segundo semestre deste ano.

Sua metas para 2016 estão bem formuladas? Agora é o momento de revisar sua lista.  Porque com esse método MetaSmart, irá te ajudar a planejar, motivar-se e concretizar suas metas de uma maneira fácil, utilizando as melhores práticas para planejar e gerenciar metas pessoais, profissionais e empresariais.

E assim, encerramos o mês de Janeiro, outros posts do Desafio UP estão aqui: umpalpite.com.br/category/desafio-up

Fico muito feliz ao contar que foram mais de 80 publicações no Instagram utilizando a hashtag #DesafioUPSonhos, e que somos em vários no grupo do Desafio UP. Tanta gente que aceitou a proposta, OBRIGADA!carnaval

Para o próximo mês, vamos falar sobre o Carnaval, e a hashtag será #DesafioUPCarnaval

Espero que esse mês tenha sido fundamental para nos preparar para um ano de evolução e crescimento. 😀

Beijos e até próximo palpite.

BrunaScremin

Anúncios

5 opiniões sobre “Como planejar suas metas”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s