10 motivos para conhecer o Rio Grande do Sul

Vão dizer que sou suspeita de falar do RS, e sim, sou mesmo. Nasci e fui criada, vivi até o auge da minha rebelde adolescência. Parti para o Paraná com 19 anos de mala e cuia.

Apesar de amar Curitiba por ser uma cidade linda, moderna, bem estruturada e traz o que mais amo, como parques enormes somados com muitas lojas, shopping, cena automotiva pesada, lugares ótimos para se divertir e logicamente comer. Porém meus caros, trago no meu coração e deixo aqui para vocês; 10 motivos (porque se pudesse deixava 100) para amar, admirar ou pelo menos fazer uma viagem gostosa ao ~meu~ querido RIO GRANDE DO SUL.
Sem mais rodeios vamos ao que interessa:

1 – CHURRASCO

Não me venha de ladainha, aqueles bifes jogados na grelha não é churrasco de verdade. Nada melhor que um churrasco no espeto, feito no carvão ou na lenha.

12388330_958236704247824_2036627128_n

2 – CHIMARRÃO

Ame ou odeie, tem que saber apreciar. Nada melhor que logo cedo tomar um chimarrão bem cevado, ou naquele domingo a tarde acompanhado de pipoca doce. E lógico, os benefícios desta iguaria são muito atraentes para começar a ingerir esta bebida regularmente.

12394542_958236677581160_1171638358_o

3 – GURIAS & GURIS

Já não é segredo pra ninguém que as gaúchas dão trabalho em concursos de misses. Da cidade, da serra ou do litoral, todas trazer um charme inigualável. Seja no sotaque cantado, na beleza natural ou no sorriso fácil que trás no rosto.

12395097_958236600914501_1203751136_n
Os guris bom, posso afirmar que é mito esse papo de que todo gaucho é gay, tem apenas o normal, como em todo lugar, gente! Ta aí um belo desafio para as leitoras solteiras, fazer a prova de fogo. Ah eu estou noiva de um Paulista, mas vai que vocês dão sorte com o modelo mais rústico dessa região né? hahaha

12399040_958236567581171_302524141_n

4 – BALADAS

Umas das coisas que sempre gostei de lá foram das baladas, digo isso porque já fui em várias de outros locais e o que mais gosto são das misturas musicais. Por lá é fácil achar uma balada com 4 (quatro) pistas. Então se enjoar de eletrônica? Tudo bem vá para o sertanejo. Não esta afim de arrochar? Então ‘bora’ dançar colado no pagode, depois pode se acabar na outra pista de funk!

Disso que gosto, de tudo um pouco, me julguem, ou saia da mesmice e conheça remelexo novo, cultura nova, gente diferente. É tri bom, pode apostar!

5 – PORTO ALEGRE – CAPITAL

A cidade tem um toque um tanto quanto underground. Alguns lugares que não podem passar despercebidos são: Usina do gasômetro, Mercado Público, Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS, Teatro São Pedro, Parque Moinhos de Vento, Lago Guaiba, Parque Farroupilha (Redenção), entre outros parques lindos que tem por lá. E sabe o melhor? Fica a 120km apenas de Gramado, e você pode optar por ir de ônibus, leva apenas 2 (duas) horas. Ah isso dá um novo post! *-*

poa

6 – SERRA

Aaaah a Serra Gaúcha…  Como não morrer de amores?
Traz um aconchego nos dias frios, que por sinal são bem agressivos no inverno. A cada cidadezinha, um encanto, mas claro as que roubam o olhar do mundo é a Cidade de Gramado e Canela. Elas capricham na decoração durante o ano todo; quando o assunto é páscoa, festival de cinema e Natal, não tem pra ninguém!

Com traços europeus ambas cidades levam você de um mundo a outro, sendo no Museu de Cera, no Super Carros, Mini Mundo, Cascata do Caracol, Mundo a Vapor, Lago Negro, Rua Coberta e suas incríveis catedrais!

rs1rs212366626_958229634248531_360053810_n

Catedral de Canela, e Catedral de Gramado
Catedral de Canela, e Catedral de Gramado

7 – LITORAL

Pra quem não curte essa coisa de passar frio, então vamos da serra para o litoral, porque tem coisa boa também, especialmente no litoral norte. Lá se encontram paisagens intocadas e extremamente preservadas de mata nativa que contornam as águas prioritariamente cristalinas. O mar geralmente é de ondas fortes, sendo um achado para os surfistas. Algumas possuem estrutura de bares, já outras permanecem longe de tudo e todos. Os amplos espaços são perfeitos para praticar esportes ou apenas deitar na areia se deleitando com o belo cenário por suas surpreendentes dunas móveis, Torres, Capão da Canoa e Tramandai vão te encantar.

8 – CAMPOS

É surpreendente como você pode se esbaldar com tudo lá. Os campos que se perdem no horizonte, pela manhã se cobrem com o orvalho. Sabe aquele ventinho típico do Sul? Já posso ate avistar um fogão a lenha queimando uma tora de lenha. A paz que traz esses lugares, não tem dinheiro que pague.

9 – HOSPITALIDADE

Não estaria aqui dando #Umpalpite desses se não estivesse certa que vocês serão muito bem acolhidos.
O pessoal tem dessas coisas de dar ” bom dia” pra quem nunca viu na vida, tratar como se fosse um parente distante que chegou pra visitar, são hospitaleiros e amistosos,  com certeza uma das maiores qualidades da gurizada de lá.

10 – CULTURA

Claro que não podia faltar esse item aqui. Até porque em que lugar existe um Centro Tradicional Gaúcho (CTG), que é para você dançar o mais singular estilo musical? E não pense que é a casa da mãe Joana viu? Tem regras, nada das raparigas irem de roupa transparentes, saias curtas, e nada dos piás “carçudos” entrarem de boné ou tênis. Tem modos pra dançar também, se ficar de esfrega-esfrega o patrão do CTG manda carpir o pé dali!

As roupas das gurias são incríveis; vestidos longos e rodados, cabelos com flores, e os peões com bombacha, bota, lenço e chapéu.

12395564_958241450914016_602928028_n12398730_958241487580679_951903032_o

Só um adendo sobre isso, não é todo mundo que anda assim lá ok? Vocês vão encontrar mais esses estilos em Rodeios e CTGs mesmo, e daqueles que levam o tradicionalísmo mais ao pé da letra é claro.

E o dialeto? Geeeente passei um perrengue no Paraná quando fui a padaria pedir 10 cacetinhos  (pão francês ). hahaha  Ah deixa pra lá que esse papo vai dar muito pano pra manga pra gente prosear ainda.

Beijos gurias! E se gostaram desse post e tiverem mais curiosidade sobre o Sul desse país, comentem aí…
assinatura Ste

Anúncios

5 opiniões sobre “10 motivos para conhecer o Rio Grande do Sul”

    1. Manda os palpites pra ele. hehehe Pede pra ele te mandar foto, e você postar com a hashtag #UmPalpite eu reposto e cito vc. Veja que meu plano é ótimooo! hahahaha

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s